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PRÓ- LETRAMENTO

A Secretaria de Educação e Esportes ofereceu o curso de Formação Continuada – Pró- Letramento para os professores dos anos iniciais, nas áreas de Linguagem e Matemática. Em breve este curso terá continuidade com o revezamento dos professores cursistas. Nesta primeira etapa do curso, participaram 43 professores cursistas na área de Linguagem e 45 na de Matemática Coordenam esse curso as tutoras Paula Nunes Perchin - Linguagem e Vera Griep - Matemática.
O QUE É O PRÓ- LETRAMENTO?
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental; O programa é realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão de estados e municípios.
Objetivos do Pró-Letramento:
- oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino;
- propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
-contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
- desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem.
A carga horária do curso é de 120 horas distribuídas em dois momentos:
* 84 horas presenciais
* 36 horas à distância
Temas trabalhados
Alfabetização e Linguagem:
• Capacidades Lingüísticas: Alfabetização e Letramento
• Avaliação
• A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino
• Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura
• O lúdico na sala de aula: projetos e jogos
• O livro didático em sala de aula: algumas reflexões
• Modos de falar modos de escrever
Matemática:
• Números naturais• Operações com números naturais
• Espaço e forma
• Frações
• Grandezas e medidas
• Tratamento da informação
• Resolver problemas: o lado lúdico do ensino da matemática
• Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais

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